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BR-040 terá obras emergenciais e descontos no pedágio

Atualizado em: 11 de março de 2025 às 14:37

Da Redação 

Plano de 100 Dias inclui recuperação da via, novas ambulâncias e redução progressiva de tarifas para usuários frequentes

Foi apresentado na segunda-feira (10), em Contagem (MG), o plano emergencial para os primeiros 100 dias de gestão da Vinci Highways no trecho da BR-040 entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO). A concessionária, que recentemente assumiu a administração da via, prevê uma série de obras emergenciais para recuperar trechos da rodovia. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, e da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).

O plano emergencial inclui reparos no pavimento e na sinalização em mais de mil pontos da rodovia, que apresenta falhas como buracos no asfalto, problemas na drenagem e sinalização deteriorada. Como parte das primeiras ações, a Vinci Highways se comprometeu a recuperar 39 mil metros quadrados de sinalização, trocar 257 painéis e instalar 26 mil novas tachas refletivas. O trecho também contará com novas ambulâncias, guinchos e bases de atendimento ao longo da via.

O investimento total na concessão da BR-040/GO/MG será de R$ 12 bilhões ao longo de 30 anos, sendo que R$ 6,4 bilhões estão destinados a melhorias na infraestrutura. O governador Romeu Zema ressaltou a importância do projeto para a segurança e a mobilidade na região.

“Nós sabemos que através das rodovias, que a produção é escoada, que o turista vem, que as pessoas se comunicam melhor, tem um contato mais adequado. Então um avanço muito grande e estamos aguardando os próximos passos. As próximas concessões, as próximas entregas. Em breve teremos a 262 que ligará Belo Horizonte a Uberaba. O trecho 040 direção Sul já foi concedido e tivemos recentemente também a 381 sentido leste. Então Minas passa a ter mais condições de atender de maneira adequada os usuários das rodovias”, afirmou Zema.

A BR-040/GO/MG é um dos principais corredores logísticos do Brasil, com mais de 14 mil veículos cruzando diariamente a rodovia, grande parte deles caminhões transportando a produção agroindustrial de Goiás para Minas Gerais e Rio de Janeiro. A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou a relevância das intervenções para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Temos 13 quilômetros que vão de Ribeirão das Neves até BH, uma verdadeira via urbana que conecta vários municípios. A melhoria dessa infraestrutura não apenas garante mais segurança no tráfego, mas também fortalece as empresas e a logística local”, disse.

O diretor-geral em exercício da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, enfatizou o impacto econômico e social do projeto. “Nós estamos promovendo a transformação das obras que Minas precisa. Nos quatro leilões realizados aqui no estado nós temos mais de R$ 40 milhões de investimentos contratados. Isso, além dos grandes números, quer dizer emprego, renda, desenvolvimento social e segurança viária”.

Além das melhorias na infraestrutura, a Vinci Highways anunciou um programa de descontos no pedágio. Motoristas que utilizarem TAGs eletrônicas terão 5% de abatimento, enquanto usuários frequentes poderão obter descontos superiores a 50% ao longo do mês. As praças de pedágio terão valores entre R$ 11,30 e R$ 15,50.

Outro destaque do plano é a construção de dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs), previstos para 2026. Um será instalado no km 155, em Goiás, e outro no km 272, em Minas Gerais. Esses espaços serão destinados a caminhoneiros e transportadores que precisam fazer pausas seguras, contando com alojamentos, cozinhas compartilhadas, lojas de conveniência e acesso à internet.

A concessão da BR-040/GO/MG foi leiloada em 2024, e a Vinci Highways apresentou um desconto de 14,32% no valor do pedágio. Do investimento total de R$ 12 bilhões, R$ 3,8 bilhões serão destinados a ações estruturantes nos primeiros sete anos de concessão, incluindo a duplicação de trechos e construção de terceiras faixas.

Infraestrutura viária

O Ministério dos Transportes informa que tem intensificado investimentos em infraestrutura viária. Em Minas Gerais, a melhoria nas rodovias já é perceptível. Em janeiro de 2021, 19% das estradas do estado eram classificadas com nível “péssimo” de trafegabilidade, índice que caiu para apenas 3% em janeiro deste ano, segundo o Índice de Condição da Manutenção (ICM), medido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A iniciativa da Vinci Highways se soma a outros projetos de concessão rodoviária no estado, como o Plano de 100 Dias da BR-381/MG, lançado em fevereiro deste ano em parceria com a concessionária Nova 381. Essa rodovia, historicamente conhecida como “Rodovia da Morte”, já tem garantidos R$ 9,5 bilhões em investimentos após um leilão promovido pelo Governo Federal.

O CEO da Vinci Highways, Túlio Abi Saber, celebrou o início da concessão e reforçou o compromisso da empresa com melhorias na BR-040. “A Via Cristais é a rodovia mais longa da nossa rede internacional e expande nossa presença no Brasil para mais de 1.200 quilômetros. Nosso compromisso é claro: investir no futuro”, afirmou.

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