Setor de transporte rodoviário de cargas enfrenta desafios e avanços na última semana
Na semana passada, o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil esteve no centro das atenções, com uma série de acontecimentos que refletem tanto os avanços quanto os desafios enfrentados por essa importante engrenagem da economia nacional.
Crescimento no agronegócio impulsiona demanda por transporte
Dados recentes indicam um aumento de 5,3% na movimentação de cargas do agronegócio em 2024, com destaque para o transporte de soja e fertilizantes, que juntos representaram 45% das cargas movimentadas na plataforma Frete.com.
Crise logística devido a mudanças no sistema de pedágios
A introdução de etiquetas eletrônicas como único meio de pagamento em pedágios tem causado preocupações. A Associação Nacional dos Transportadores de Cargas do Brasil (ANATC) alertou para o risco de “colapso logístico”, especialmente durante a colheita de soja, devido à falta de tempo para adaptação ao novo sistema. (Notícias Agrícolas)
Desafios na descarbonização do setor
Apesar de um aumento de 17,4% na venda de caminhões novos em 2024, a adoção de veículos sustentáveis ainda é tímida. Pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) revelou que ações ligadas a combustíveis alternativos e veículos elétricos estão entre as menos consideradas na renovação da frota. (Valor Econômico)
Investimentos em infraestrutura e modernização
O Ministério dos Transportes anunciou investimentos significativos em rodovias, incluindo a assinatura de contratos de concessão de dois lotes no Paraná, totalizando quase R$ 100 bilhões. Além disso, foi lançado um novo portal de dados detalhados sobre o transporte rodoviário de cargas, visando maior transparência e planejamento estratégico. (Serviços e Informações do Brasil, Serviços e Informações do Brasil)
Preocupações com custos e competitividade
Estudo da SH Consultoria apontou que o custo anual do transporte de cargas no Brasil chega a R$ 1,3 trilhão, evidenciando um “apagão logístico” que compromete a competitividade, especialmente no agronegócio. A falta de infraestrutura adequada e a concentração da colheita de soja em períodos curtos têm levado a filas de caminhões e aumento nos custos operacionais. (NeoFeed)
Esses acontecimentos destacam a necessidade de ações coordenadas entre governo, setor privado e entidades representativas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no transporte rodoviário de cargas no Brasil.
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