Ministério dos Transportes abre consulta pública para matrizes de origem e destino do PNL 2050 - ANATC - Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas

Ministério dos Transportes abre consulta pública para matrizes de origem e destino do PNL 2050

O Ministério dos Transportes abriu consulta pública para o recebimento de contribuições às matrizes origem-destino de cargas que subsidiarão o PNL (Plano Nacional de Logística) 2050. A iniciativa foi formalizada pela Portaria 279, publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (2).

A consulta permanecerá aberta por um período de 40 dias. As matrizes origem-destino são um dos principais instrumentos de análise para o planejamento logístico, permitindo a avaliação de fluxos de transporte de mercadorias.

Em outro ato, o Comitê de Governança do Planejamento Integrado de Transportes aprovou as primeiras diretrizes metodológicas para o PNL 2050. A Resolução 7, publicada no DOU desta quarta-feira, estabelece os princípios que orientarão os estudos e projetos do plano.

A Infra S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes, realizou o primeiro Encontro Regional do PNL 2050 na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba (PR), nesta quarta-feira (2). O evento teve como objetivo discutir e receber contribuições para a elaboração do plano. A transmissão está neste link.

Apoio de parceiros
Na apresentação do PNL 2025, os técnicos do governos explicaram que o PNL 2050 está dividido em algumas etapas e haverá parceiros que vão apoiar em cada uma delas.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a Fundação Dom Cabral vão apoiar na análise a apresentação de dados sobre a origem e destino das cargas. Já o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) vai ajudar ouvindo e mapeando os projetos de infraestrutura em todas as unidades da Federação.

Um outro parceiro, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai fazer um trabalho que está sendo considerado inovador. Segundo eles, nos planos anteriores, o foco sempre ficou na priorização dos projetos que teriam investimentos. A intenção agora é fazer uma pergunta anterior a essa decisão: qual é o problema a ser resolvido e não qual projeto precisa de investimentos.

A segunda etapa de apresentação regional do PNL 2025 foi marcada para dia 16 de abril, em Cuiabá (MT). No site do PIT (Planejamento Integrado de Transportes), onde é possível localizar as informações para contribuir com a consulta pública, serão divulgados os próximos eventos.

Tags: Agência Infra, consulta pública, Infra S.A, Infraestrutura, Logistica, matrizes de origem e destino, ministério dos transportes, planejamento logístico, Plano Nacional de Logística, PNL 2050, portaria 279/2025

Recentes

Categorias

©2025. All rights reserved –  ANATC Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas