DNIT inicia levantamento integrado da malha rodoviária com auxílio de tecnologia australiana, o iPAVe - ANATC - Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas

DNIT inicia levantamento integrado da malha rodoviária com auxílio de tecnologia australiana, o iPAVe

Pela primeira vez, o levantamento será realizado de forma completa, em todos os estados do país

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), começou nessa segunda-feira (10) um levantamento integrado da malha rodoviária sob sua administração.

Ao longo de 2025, técnicos da autarquia irão percorrer o país de ponta a ponta, com o objetivo de avaliar as condições do pavimento em cerca de 60 mil quilômetros de rodovias federais.

Todo esse trabalho será feito com o auxílio de uma exclusiva tecnologia de serviço técnico especializado para caracterização de pavimentos rodoviários, a metodologia Intelligent Pavement Assessment Vehicle (iPAVe), com veículo TSD (Traffic Speed Deflectometer), de origem australiana.

A tecnologia – O iPAVe é o primeiro sistema de avaliação de condição de superfície e subsuperfície totalmente integrado, capaz de fornecer dados funcionais e estruturais na velocidade operacional da via.

O componente-chave do iPAVe é o Traffic Speed Deflectometer (TSD), equipamento capaz de avaliar a capacidade de carga de uma rede rodoviária em velocidade de tráfego, minimizando, desta forma, o uso dos equipamentos tradicionais estacionários ou de baixa velocidade, aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes. O TSD possui feixes de lasers Doplers que permitem obter a velocidade da deflexão do pavimento, oportunizando obter a curvatura gerada pelo eixo do veículo.Traffic Speed Deflectometer (TSD)Traffic Speed Deflectometer (TSD)

 Com o iPAVe, os dados de deflectometria são obtidos de forma contínua, aumentando de forma substancial o nível de informação e, consequentemente, a capacidade de entender com mais precisão a condição do pavimento.

Por muitas décadas, e ainda hoje, a análise da condição estrutural é feita por dispositivos estacionários ou em movimento lento, causando situações perigosas no tráfego.

Segundo o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, esse levantamento dará ao DNIT uma grande capacidade para fazer uma gestão mais efetiva de sua malha rodoviária.

Teste experimental – Em 2023, o veículo saiu do pátio da alfândega de Santos, com destino à Cruz das Almas, no estado da Bahia, onde fez a primeira apresentação. As apresentações ocorreram em mais seis cidades, de diferentes estados.

Foram 13 mil quilômetros de levantamentos nas rodovias federais, sob a jurisdição do DNIT. Com isso, a autarquia pôde obter uma representativa amostra em diferentes climas e condições geológicas para comparar com informações já existentes no banco de dados do órgão.Levantamento iPAVeLevantamento iPAVeCategoria

Infraestrutura

Recentes

Categorias

©2025. All rights reserved –  ANATC Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas