ABERTURA DO II SEMINÁRIO ANATC – BRASÍLIA – NOVEMBRO/2023
DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O SEGMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Meus cumprimentos ao Excelentíssimo Senhor Senador Welinton Fagundes,
nosso conterrâneo de Rondonópolis, presidente da Frente Parlamentar Mista de
Logística e Infraestrutura;
Meus Cumprimentos ao Excelentíssimo Senhor Deputado Edinho Bez,
diretor de relações institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logistica e
Infraestrutura;
Meus cumprimentos ao Excelentíssimo Senhor Deputado Diego Andrade,
Vice Presidente da Camara Temática Rodoviária da Frente Parlamentar Mista de
Logistica e Infraestrutura;
Cumprimento a vossa senhoria Ricardo Molitzas, presidente do Instituto
Brasil Logística – IBL
Cumprimento a Vossa Senhoria Augusto Wagner, diretor executivo do
Instituto Brasil Brasil Logistica – IBL
Cumprimento a toda a equipe do Instituo Brasil Logistica pelo apoio e
organização desse nosso seminário
Cumprimento meus queridos colegas associados da Associação Nacional
dos Agenciadores de Transporte de Carga.
Meus cumprimentos a todos os demais presentes.
Sejam todos muito bem vindos ao nosso segundo Seminário, e nosso
primeiro grande encontro aqui em Brasilia.
Somos da ANATC, uma das maiores associações de transportadoras do
Brasil. Operamos em praticamente todos os setores da economia brasileira, mas o
nosso principal é o AGRONEGÓCIO DO BRASIL.
O AGRO é o motor da economia brasileira, e de caminhão nossa produção
sai do campo e chega na mesa das famílias brasileiras; de caminhão as cargas
chegam aos portos para depois seguir para uma infinidade de países; de
caminhão é que chegam os insumos para mais uma safra nas fazendas do Brasil
inteiro. O transporte rodoviário é o oxigênio do Agro e de praticamente todos os
setores da economia brasileira. Em 2022 o Agro produziu 300 milhões de
toneladas, 84% da matriz de transporte disso tudo, é rodoviário. Desse número
impressionante, de 300 milhões de toneladas, a metade, 150 milhões foram
realizadas por empresas associadas a ANATC. Realizamos 20 mil cargas por dia,
com um faturamento superior a 25 bilhões de reais ao ano. 2 milhões de
caminhoneiros passam semanalmente por nossos mais de 1200 escritórios
espalhados por todo o território brasileiro
Um pais continental como o Brasil, por mais diversos que sejam os modais
de transporte, é altamente dependente do transporte rodoviário.
Em 2018, com a greve dos caminhoneiros, ficou bem clara essa
dependência. Foi nesse mesmo período que ficou evidente também o quão
importante é termos representantes que compreendam a dinâmica dos negócios.
Uma falsa idéia de que o mercado de transporte rodoviário era saqueado por
atravessadores inescrupulosos, que auferiam rendimentos na ordem de 50% de
todo o total gasto em fretes no Brasil, e outras tantas estórias que mau se
sustentavam, como na célebre frase do nazista Goebbels: uma mentira contada
mil vezes torna-se verdade; a confusão foi instalando.
Não somos nem nunca fomos heróis, bandidos ou coitados, somos
TRANSPORTADORES fazendo o seu melhor, otimizando com o seu trabalho a
matriz logística brasileira.
Momentos de crise como esse vivido em 2018 na greve dos caminhoneiros,
traz a tona os problemas e falhas nos setores, nas relações de trabalho.
Normalmente a resposta do Estado é impor Regulação, buscando através dela a
resolução. O quão profundamente avalia-se cada variável ao propor alterações é o
que determina o sucesso ou não da política implementada. A dinâmica de
mercado nem sempre é justa, mas soluções rasas e mau dimensionadas podem
ser ainda mais cruéis e injustas.
A ANATC nasceu da ânsia em ajudar na profundidade das discussões,
mostrar um pouco do que é verdadeiro e real no nosso cotidiano, contar o que
fazemos, mostrar como fazemos, sugerir avanços, contar nossas dores, estreitar
cada vez mais o diálogo com executivo, legislativo e judiciário.
É pra isso que estamos aqui, excelentíssimo senador Wellington, é pra isso
que nos dispusemos a andar junto com o IBL e outros apoiadores da FRENLOGI.
Muitas são nossas bandeiras, menos burocracia, maior segurança jurídica e
fiscal, mais eficiência. Senador Wellington, como admitir que os caminhoneiros
não possam por força de lei receber o frete como queiram, como por exemplo em
moeda corrente nacional? Como admitir que o caminhoneiro não possa receber o
pedágio como queira, defendido brilhantemente pelo projeto de lei apresentado
pelo senador?
Enfim, estamos aqui pra mostrar o quanto a logística rodoviária brasileira é
sim eficiente e o quanto ainda pode melhorar com o apoio do Estado através da
Frenlogi!
Contem sempre com o nosso melhor
Muito Obrigado
Elissandro Rodrigo Antunes
Presidente