ANÁLISE DO PLANO DE ESCOAMENTO DA SAFRA 20/24 E INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA

No dia 06 de fevereiro de 2024, na sala interativa do Ministério dos Transportes, os Ministros Silvio Costa Filho de Portos e Aeroportos, Renan Filho dos Transportes e Carlos Fávaro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentaram um conjunto de projetos e dados referentes a infraestrutura para escoamento da produção do Agronegócio Brasileiro da safra 23/24.

          O Ministro Renan, líder da reunião, em seu discurso de abertura salientou a importância do Trabalho em parceria com outros ministérios, o que faz total sentido, já que a infraestrutura é um meio de conectarmos o produtor ao consumidor. Um ponto muito positivo, é a energia que o ministro e sua capacidade de liderança.

          Alguns dados são importantes, onde mostra que para 2024 o investimento em Entradas e Ferrovias, será de R$ 4,7 bi, mesmo com o apontamento da CNT (2022) que indicando uma necessidade superior a R$ 70 bi.

Com um investimento em 2023, 80% superior a 2022, tivemos uma melhora nas rodovias, apontada no relatório atual da mesma CNT.

          O plano orçamentário, indica que dos R$ 4,7 bi, R$ 2 bi, quase metade, serão gastos no ARCO NORTE e CENTRO OESTE, basicamente em melhoria nas rodovias, conclusão de obras estruturantes e retomada da FIOL 1 e aceleração da FIOL 2, obras até o momento com pouco impacto no Agro, mesmo depois de prontas, servindo a princípio, como linhas acessórias dos principais pontos de escoamento.

Faz sentido esse direcionamento, muito por conta da precariedade da região, se compararmos a outras opções de escoamento logístico. Mas mesmo com esse foco, o Ministro não lista nenhuma obrar que tem impacto significativo, trazendo possivelmente outros players a operaram nas rotas ou redução e mudança de trajeto. O que vemos são ações de melhoria de rodovia, já que quer sair bonito na próxima edição da pesquisa sobre as estadas da CNT.

No SUL e SUDESTE, com mais de R$ 2 bi o cenário não muda em relação ao ARCO NORTE, melhorias nas estradas e algumas concessões de rodovias, já previstas, mas nenhuma mudança de traçado fluxo logístico importante.

As condições das rodovias é algo, sem dúvidas, importante para todos os usuários, não só transportadores de carga. Termos vias com condições de trafegabilidade é o que mostra a evolução de um país. Um país desenvolvido não está discutindo infraestrutura básica e sim formas e resolver gargalos logístico e novas rotas de escoamento.

Um ponto extremamente importante da apresentação do ministro Renan Filho, foi a apresentação da expectativa de realizar 13 leilões de concessão, expectativa por depender de uma série de fatores sem controle pelo Ministério dos Transportes, como projeto, licença ambiental, análise pela CGU, TCU, ANTT, etc. Nenhuma dessas conceções é de grande e impactante, mas todos melhoram os fluxos logísticos. Além das melhorias e até duplicações das rodovias, melhoram trechos importantes principalmente contornos de cidades, aumentando assim a segurança no trânsito, tirando veículos pesados das rodovias de dentro das cidades.  Além das revisões dos contratos de 6 corredores.

          Apesar de toda propaganda e falatório em mudança na matriz de transporte, podemos verificar que, por pelo menos mais um ano, seremos MUITO rodoviários. Um modal extremamente eficiente e flexível, permitindo que o Brasil cresça a números importantes a muitos anos e continuará sustentando e POSSIBILITANDO que os cantos mais remotos possam estar inseridos na pujante economia do interior, não só com o agronegócio, mas também com mineração e fazendo chegar todo tipo de produto para construção, alimentação, remédios e combustíveis.

Carley Welter

ANATC


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