A Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas realizou no dia o 8 de maio de 2025, em Rio Verde, em Goiás, o seminário “Cenários Econômicos e Políticos 2025/2026”, que reuniu os associados da ANATC debaterem com políticos e representantes do setor as principais demandas do setor a fim de, também, manter interlocução com os Poderes Executivo, Legislativos e Judiciário Federais, Estaduais e Municipais.
Participaram do encontro os senadores Marcos Rogério (PL -Rondônia), presidente da Comissão de Infraestrutura, Luiz Carlos Heinz (PP-RS) e o deputado federal José Medeiros (PL-MT), o presidente da ANATC, Elisandro Rodrigo Antunes, o diretor de Relações Institucionais da ANATC, Carley Welter e Edinho Bez, diretor institucional da FRENLOGI.
O transporte rodoviário de cargas é o principal modal logístico do Brasil, responsável por aproximadamente 65% a 70% de toda a movimentação de cargas no país, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Quando se trata do agronegócio, a dependência é ainda maior: cerca de 80% a 84% da produção agropecuária é escoada por caminhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Agricultura.
Isso reforça a importância da malha rodoviária para a competitividade do agro nos estados de onde estão localizados os grandes produtores de grãos, carnes e outros produtos do agro.
Apesar dessa forte dependência das rodovias, o Brasil ainda enfrenta desafios logísticos estruturais, como trechos não pavimentados, gargalos em regiões de safra e altos custos de frete — o que acaba impactando diretamente a margem de lucro dos produtores.
No entanto, o Brasil é extremamente rico em recursos naturais, ocupando posições de destaque mundial como maior produtor e exportador de soja, café, suco de laranja e carne bovina, além de possuir abundância em água doce, solo fértil e clima favorável à agricultura durante o ano todo.
Somos também um país com estruturas institucionais razoavelmente consolidadas, com políticas públicas voltadas à segurança alimentar, crédito agrícola e fomento à inovação no campo, como demonstram programas como o Plano Safra e a atuação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
“O setor de transporte rodoviário de cargo é, sem dúvida, a grande solução para manter o Brasil crescendo no agronegócio. Outros modais, mais estruturantes, como as ferrovias e as hidrovias ainda registram participações menores frente às demandas das cargas rodoviárias. Somos um diferencial e, acima de tudo, grandes parceiros do agro nacional. Além disso, reconhecemos o papel importante de Edinho Bez e representantes atuantes da classe política, em especial, os senadores Marcos Rogério e Luiz Carlos Heinz (PP-RS) e o deputado federal José Medeiros”, conclui Carley Welter.