Paraná recebe primeiro aporte de fundo para infraestrutura inteligente
Feiin vai destinar, no total, R$ 450 milhões para manutenção e duplicação de rodovias e melhorias logísticas no estado
O Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente (Feiin) do Paraná vai receber o primeiro aporte para a execução de obras estratégicas no estado para o próximo mês de abril. A parcela no valor de R$ 141,3 milhões foi liberada para melhorias em infraestrutura rural e logística em todo o estado, sobretudo na manutenção e duplicação de rodovias. Ao todo, serão destinados R$ 450 milhões para incrementar a infraestrutura do estado.
Regulamentado em novembro do ano passado, o Feiin será abastecido por compensações financeiras pela exploração de recursos hídricos para geração de energia elétrica na Usina de Itaipu, pela exploração de petróleo e gás natural no Paraná, pela exploração de recursos minerais e pelos royalties da exploração de xisto na Unidade de Industrialização do Xisto em São Mateus do Sul.
A quantia de R$ 141,3 milhões que serão liberados no mês que vem são oriundos do superávit de 2024. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a previsão é de que sejam adicionados mais R$ 307,7 milhões ao longo de 2025, totalizando cerca de R$ 450 milhões.
De acordo com a secretaria, a criação do fundo e a destinação de recursos é uma forma eficiente de transformar recursos a partir de royalties em benefícios que vão atingir positivamente o setor produtivo do Paraná.
“Queremos fazer um bom uso desse dinheiro que vem da compensação pelo uso do solo paranaense ou da exploração dos nossos rios devolvendo-o na forma de infraestrutura inteligente e duradoura”, explica o chefe da pasta. “É transformar esse recurso em obras que pavimentam o caminho do Paraná para o futuro”, declarou o secretário da Fazenda Norberto Ortigara.
Os valores do Feiin serão geridos por um Conselho Deliberativo coordenado pela Secretaria da Fazenda e composto pela Casa Civil e Procuradoria-Geral do Estado, além de titulares da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab); da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do Instituto Água e Terra.
O grupo vai elencar as prioridades do estado na hora de direcionar os recursos do fundo. Algumas delas já foram definidas, como a pavimentação de estradas rurais no interior do estado, estradas municipais com fomento turístico e a Ponte de Guaratuba.
“Construímos esse conselho para que pudéssemos discutir em conjunto as prioridades do Estado e, assim, melhor alocar esses recursos. Assim, com representantes de diferentes órgãos e secretarias, temos uma visão ainda mais ampla sobre as necessidades do Paraná e quais obras são estratégicas para seu desenvolvimento inteligente”, concluiu Ortigara.
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