Pedágios da Sorocabana e Nova Raposo terão redução de tarifas
Segundo o Governo de São Paulo, os novos valores entram em vigor no dia 30, com descontos de até 35,5% nas cabines automáticas
As tarifas de pedágio nos lotes rodoviários Sorocabana e Nova Raposo terão novos valores a partir do dia 30, conforme decisão da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (24). Os ajustes serão aplicados tanto para usuários das cabines automáticas quanto para aqueles que utilizam as cabines manuais.
A redução nas tarifas varia entre 23,8% e 25,4% para usuários das cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% para as cabines manuais no lote Sorocabana. Já no lote Nova Raposo, os descontos são ainda maiores, oscilando entre 24,3% e 35,5% nas automáticas e entre 20,3% e 32,2% nas manuais.
No lote Sorocabana, por exemplo, a tarifa na praça de pedágio em Itu, localizada no km 72,805 da Rodovia Castello Branco (SP-280), passará de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%). Em Sorocaba, no km 13,325 da José Ermírio de Moraes (SP-075), os valores mudarão de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%) e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%). Em São Roque, a tarifa cairá de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%).
No lote Nova Raposo, a redução também será expressiva. Em Osasco, no km 18,920 da SP-280, o valor do pedágio passará de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%). Em Itapevi, no km 33,420 da SP-280, os valores cairão de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).
A redução das tarifas é resultado da extinção da tarifa quilométrica de sistema, anteriormente aplicada pela ViaOeste. Além disso, a depreciação dos ativos, ou seja, a perda de valor dos equipamentos e infraestruturas ao longo do tempo, foi considerada para o novo cálculo. Os descontos contratuais, como 5% para usuários das cabines automáticas e até 20% para aqueles que aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF), também contribuíram para a diminuição dos valores.
A decisão faz parte da política tarifária do governo estadual e foi fundamentada em estudos de viabilidade técnica conduzidos pela Artesp. De acordo com a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), além da redução imediata nas tarifas, a implementação do sistema free-flow permitirá uma cobrança mais justa e proporcional ao longo das rodovias, garantindo que os motoristas paguem de acordo com a distância percorrida.
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