Etanol de milho - ANATC - Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas

Etanol de milho

ANP aprova operação de planta de etanol de milho no Maranhão

Início Combustíveis e Bioenergia

Unidade instalada em Balsas, no sul do estado, é a primeira da Inpasa no Nordeste

BRASÍLIA – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a instalação de usina produtora de etanol da Inpasa Agroindustrial em Balsas (MA). O aval foi publicado no Diário Oficial da União desta terça (18/3).

A unidade terá capacidade de produzir 1.250 m³ de etanol hidratado e a 1.250 de etanol anidro por dia, utilizando cereais como matéria prima. Além do etanol, o empreendimento vai produzir derivados desses cereais, como óleo de milho, farinha, DDG (subproduto utilizado na ração animal) e energia elétrica.

A escolha de Balsas, no sul do Maranhão, levou em consideração a disponibilidade de matéria prima e biomassa, além da malha de escoamento da produção, conforme consta em memorial da Inpasa enviado à ANP.

A empresa, sediada no Paraguai, inaugurou a primeira planta de etanol de milho do Brasil em 2019. Localizada em Sinop, no Mato Grosso, tem capacidade de processar 4.150 toneladas de milho e produzir 1,75 milhões de litros de etanol por dia.

A unidade no Maranhão é a quinta instalação da Inpasa no Brasil. Também há plantas de etanol da companhia paraguaia em Nova Mutum (MT), Dourados (MS) e Sidrolândia (MS).

Tags: Biocombustíveis / Combustíveis e Bioenergia / Inpasa Agroindustrial / Etanol de milho / Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) / Maranhão

Recentes

Categorias

©2025. All rights reserved –  ANATC Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas