Porto do Itaqui começa a usar caminhões a gás para transporte de grãos
Atualizado em: 12 de março de 2025 às 15:22
Da Redação
Tegram passa a ser o primeiro terminal do Brasil a operar com caminhões movidos a GNL para este tipo de função
O Porto do Itaqui, no Maranhão, recebeu pela primeira vez no Brasil caminhões movidos a Gás Natural (GNL) que serão utilizados no transporte de grãos. A iniciativa é do CLI – Corredor Logística e Infraestrutura, que opera o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) – e garantiu que medida é pioneira e visa reduzir em 25% as emissões de dióxido de carbono (CO₂) durante as operações de transporte.
A previsão é de que até a conclusão do programa, em 2027, a CLI eleve um milhão de toneladas de grãos deslocadas em veículos GNL.
O projeto é resultado de uma parceria entre a CLI, Virtu GNL e Scania do Brasil, além da colaboração de clientes que utilizam caminhões para o transporte de grãos provenientes das regiões agrícolas do Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Os caminhões têm autonomia de até 1.200 quilômetros com um único tanque de GNL, superando os modelos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), que atingem 300 quilômetros.
A iniciativa é considerada um avanço para a descarbonização do transporte rodoviário no agronegócio. A gerente de Relações com Investidores e ESG da CLI, Denise Batista, enfatiza que a redução de emissões é um esforço coletivo, envolvendo colaboradores, clientes e fornecedores. “A conscientização e a colaboração entre todos os membros da cadeia de atuação são cruciais para garantir que práticas sustentáveis se espalhem e tragam resultados concretos”, pontuou.
TAGS: Caminhão a gás Porto de Itaqui l transportes de grãos